quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Tirolesa na Chapada dos Veadeiros

video

Venha se aventurar na nova atividade

de turismo de aventura da Chapada dos Veadeiros

uma das maiores tirolesas do Brasil!


Estréia para o delírio dos amantes de atividades ao ar livre a Tirolesa – O vôo do Gavião a mais nova atividade de Turismo de Aventura da Chapada dos Veadeiros, responsável pela proeza a Travessia Ecoturismo e Agência de receptivo local de Alto Paraíso de Goiás. O desafio consiste em dois cabos de aço paralelos, tencionados entre a Serra Almécegas com 1265m de altitude e o morro do Mirante da Fazenda São Bento com 1210m de altitude totalizando um desnível de 55m. A Tirolesa recebeu o nome de “Vôo do Gavião” pela quantidade de Gaviões Carcarás existente na área. Tem 850m de comprimento - está entre as maiores do Brasil.

Acreditando no potencial da atividade, a Travessia Ecoturismo responsável pela novidade firmou uma parceria com a Alaya empresa especializada em turismo de aventura sediada em Brotas, estado de São Paulo, referência brasileira em construção de circuitos de arvorismo e estruturas de tirolesa. Firmou também a parceria com a Fazenda São Bento, local onde a atividade está construída.

Originada na região de Tirol - Áustria, inicialmente utilizada para travessia de animais sob rios, a Tirolesa consiste em um cabo aéreo ancorado horizontalmente entre dois pontos, pelo qual o aventureiro se desloca através de roldanas conectadas por mosquetões a uma cadeirinha de alpinismo. A Tirolesa sem dúvida é a atividade mais gostosa e emocionante nos esportes de aventura, permite a emoção de voar por vales contemplando as mais belas paisagens por ângulos diferentes, é uma atividade passiva, que não exige técnica nem condicionamento físico específico do praticante, mas proporciona muita adrenalina, permitindo a prática de maneira segura, inclusive para leigos, que simplesmente senta na cadeirinha e desliza pelo cabo de aço.

A Tirolesa “Vôo do Gavião” foi idealizada tomando como referencia experiências observadas na Nova Zelândia e outras de grande porte construídas recentemente no Brasil. A atividade é monitorada por guias experientes da Travessia Ecoturismo, com a utilização de técnicas, procedimentos e equipamentos internacionalmente reconhecidos, a operação segue as recomendações das normas brasileiras de turismo de aventura – ABNT vigentes. Os equipamentos de proteção individual necessários para a prática da tirolesa são: cinto cadeirinha para escalada, mosquetão, cabo auto-seguro de fitas, polias especiais para cabo de aço, e capacete.

O praticante experimenta a sensação semelhante a um Vôo de Parapente – porém com muito mais segurança. Tem o privilégio de contemplar uma incrível vista de 360º incluindo as principais Serras e morros da Chapada dos Veadeiros: Morro da Baleia, Serra das Cobras - limite do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Morro da Conceição, Serra Almécegas, Serra da Boa Vista e uma vista panorâmica da Cidade de Alto Paraíso. Quem experimenta o Vôo do Gavião entenderá grande parte da geografia da Chapada.

Nesses 10 anos a Travessia Ecoturismo trabalha com produtos como canionismo, cascading, trekking e trilhas longas como a travessia leste, o turismo social na reforma de escolas, expedições Rio Curriola e Rio Couros. Ion David proprietário da Travessia participa da diretoria da Associação Brasileira de Canionismo e é vice presidente da Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura - ABETA. Esse ano está lançando também o Circuito de Aventura, com Normas de Segurança e Sistema de Segurança do Circuito de Aventura que será feito pela Travessia e depois Inmetro, com o aval do Ministério do Turismo e Embratur.

Para participar da atividade, o praticante não necessita de técnica e condicionamento físico específico, é importante estar vestindo bermuda, short ou calça, camiseta, tênis ou sandália fechada, não sendo permitido saltar de chinelo.

A atividade pode ser marcada diretamente no escritório da Travessia Ecoturismo ou demais operadoras de turismo de Alto Paraíso.

Contatos:
www.travessia.tur.br / (62) 3446 1595

Nenhum comentário: