quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Tirolesa na Chapada dos Veadeiros

Venha se aventurar na nova atividade

de turismo de aventura da Chapada dos Veadeiros

uma das maiores tirolesas do Brasil!


Estréia para o delírio dos amantes de atividades ao ar livre a Tirolesa – O vôo do Gavião a mais nova atividade de Turismo de Aventura da Chapada dos Veadeiros, responsável pela proeza a Travessia Ecoturismo e Agência de receptivo local de Alto Paraíso de Goiás. O desafio consiste em dois cabos de aço paralelos, tencionados entre a Serra Almécegas com 1265m de altitude e o morro do Mirante da Fazenda São Bento com 1210m de altitude totalizando um desnível de 55m. A Tirolesa recebeu o nome de “Vôo do Gavião” pela quantidade de Gaviões Carcarás existente na área. Tem 850m de comprimento - está entre as maiores do Brasil.

Acreditando no potencial da atividade, a Travessia Ecoturismo responsável pela novidade firmou uma parceria com a Alaya empresa especializada em turismo de aventura sediada em Brotas, estado de São Paulo, referência brasileira em construção de circuitos de arvorismo e estruturas de tirolesa. Firmou também a parceria com a Fazenda São Bento, local onde a atividade está construída.

Originada na região de Tirol - Áustria, inicialmente utilizada para travessia de animais sob rios, a Tirolesa consiste em um cabo aéreo ancorado horizontalmente entre dois pontos, pelo qual o aventureiro se desloca através de roldanas conectadas por mosquetões a uma cadeirinha de alpinismo. A Tirolesa sem dúvida é a atividade mais gostosa e emocionante nos esportes de aventura, permite a emoção de voar por vales contemplando as mais belas paisagens por ângulos diferentes, é uma atividade passiva, que não exige técnica nem condicionamento físico específico do praticante, mas proporciona muita adrenalina, permitindo a prática de maneira segura, inclusive para leigos, que simplesmente senta na cadeirinha e desliza pelo cabo de aço.

A Tirolesa “Vôo do Gavião” foi idealizada tomando como referencia experiências observadas na Nova Zelândia e outras de grande porte construídas recentemente no Brasil. A atividade é monitorada por guias experientes da Travessia Ecoturismo, com a utilização de técnicas, procedimentos e equipamentos internacionalmente reconhecidos, a operação segue as recomendações das normas brasileiras de turismo de aventura – ABNT vigentes. Os equipamentos de proteção individual necessários para a prática da tirolesa são: cinto cadeirinha para escalada, mosquetão, cabo auto-seguro de fitas, polias especiais para cabo de aço, e capacete.

O praticante experimenta a sensação semelhante a um Vôo de Parapente – porém com muito mais segurança. Tem o privilégio de contemplar uma incrível vista de 360º incluindo as principais Serras e morros da Chapada dos Veadeiros: Morro da Baleia, Serra das Cobras - limite do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Morro da Conceição, Serra Almécegas, Serra da Boa Vista e uma vista panorâmica da Cidade de Alto Paraíso. Quem experimenta o Vôo do Gavião entenderá grande parte da geografia da Chapada.

Nesses 10 anos a Travessia Ecoturismo trabalha com produtos como canionismo, cascading, trekking e trilhas longas como a travessia leste, o turismo social na reforma de escolas, expedições Rio Curriola e Rio Couros. Ion David proprietário da Travessia participa da diretoria da Associação Brasileira de Canionismo e é vice presidente da Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura - ABETA. Esse ano está lançando também o Circuito de Aventura, com Normas de Segurança e Sistema de Segurança do Circuito de Aventura que será feito pela Travessia e depois Inmetro, com o aval do Ministério do Turismo e Embratur.

Para participar da atividade, o praticante não necessita de técnica e condicionamento físico específico, é importante estar vestindo bermuda, short ou calça, camiseta, tênis ou sandália fechada, não sendo permitido saltar de chinelo.

A atividade pode ser marcada diretamente no escritório da Travessia Ecoturismo ou demais operadoras de turismo de Alto Paraíso.

Contatos:
www.travessia.tur.br / (62) 3446 1595

Nenhum comentário: