segunda-feira, 5 de maio de 2008

FESTA DO DIVINO EM ALTO PARAÍSO

(Foto Extraída do Site: http://revistaraiz.uol.com.br)


Caçada da Rainha



A festa do Divino foi instituída em Portugal nos primeiros anos do século XIV pela rainha Isabel, mulher de D. Diniz, quando construiu a igreja do Divino Espírito Santo em Alenquer, naquele País. No Brasil, popularizou-se no século XVI e é celebrada ainda hoje em vários estados do Brasil e particularmente em Goiás.


Em Alto Paraíso o ponto alto da festa é a Caçada da Rainha. Conta a tradição que tendo que viajar para Portugal Dom Pedro II deixou em seu lugar a Princesa Isabel no comando do Brasil. Na ausência do pai a princesa tomou coragem e assinou a Lei Áurea. Quando estava próximo o retorno de Dom Pedro II, esta temendo a represália do seu pai, reuniu sua comitiva e se escondeu no mato. Dom Pedro soube da notícia e aprovou a atitude da filha. Logo que soube que a filha havia se escondido no mato juntou sua comitiva e foi procurá-la. A noticia do desaparecimento da princesa correu toda a província e ao saberem os escravos resolveram preparar uma festa de agradecimento para recepcionar a princesa, surgindo assim o Batuque da Rainha.


Em Alto Paraíso esta tradição vai se repetir no próximo domingo (11/05/2008).


Além da Caçada da Rainha temos também a tradicional Folia de Rua onde centenas de pessoas percorrem as ruas da cidade numa verdadeira procissão em louvor ao Divino Espírito Santo. A Folia da Roça, que curiosamente acontece na cidade, é outro diferencial da parte folclórica da festa. Um grupo de foliões visita as famílias cantando seus benditos e estas como forma de gratidão oferecem gratuitamente o chamado “pouso” onde gratuitamente são servidas centenas de refeições. No domingo, ao final da tarde acontece o grande desfile de cavaleiros pela avenida principal da cidade, em direção à igreja matriz, onde acontece a cantoria de encerramento da festa.


A responsabilidade pela organização é da Igreja Católica e dos grupos folclóricos e culturais da cidade de Alto Paraíso de Goiás.

(Texto: Padre João B. Assunção - Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças - Alto Paraíso de Goiás – GO)

Nenhum comentário: