sábado, 8 de março de 2008

Na Semana Santa Visite o Santuário da Chapada dos Veadeiros e Ajude-nos a Preservar o "Berço das Águas"

video
(Vídeo retirado do You Tube)


Dia 22 de março é o dia da água, mas não existem motivos para comemorações.

O Brasil é o país mais rico do mundo em termos de reservas hídricas, contendo 13,7% da água doce disponível no planeta. Embora o Brasil ainda tenha uma situação privilegiada em relação à quantidade e à qualidade de sua água, a forma de uso não vem ocorrendo de forma correta e responsável. Super-exploração, despreocupação com os mananciais, má distribuição, poluição, desmatamento e desperdício são apenas alguns dos fatores que comprovam o descaso com este importante recurso. A gestão dos recursos hídricos é, possivelmente, a questão ambiental com maior poder de integração, afetando todos os segmentos da sociedade e perpassando os diversos usos do solo, tais como a exploração de florestas, agricultura, indústria, mineração, entre outros. (Fonte:
http://www.wwf.org.br)

As três maiores bacias hidrográficas da América Latina recebem águas do Cerrado.A bacia amazônica (Araguaia-Tocantins) tem 78% de suas nascentes no Cerrado. A bacia do Paraná-Paraguai é formada por 48% de suas nascentes no Cerrado, enquanto a bacia do São Francisco dispõe de quase 50% de seu volume de água proveniente do Cerrado.Conhecido como "Berço das Águas", o Cerrado possui uma malha de nascentes, córregos e rios de fundamental importância para o país. Infelizmente o Cerrado já possui 80% de sua área desmatada e ocupada, 19% ainda intacta e menos de 3% protegida por lei. (Fonte: Embrapa)


A Chapada dos Veadeiros, localizada no Nordeste Goiano, a 230 km de Brasília, é uma região de cerrado privilegiada. As águas que nascem em seus campos e chapadões são fundamentais para a formação do Rio Tocantins que abastece a Bacia Hidrográfica Tocantins-Araguaia. São inúmeras opções de trilhas, cânions, rios e córregos que formam piscinas naturais, corredeiras e cachoeiras.

Cachoeira Almécegas II - Fazenda São Bento

Apesar de muitos dos visitantes que freqüentam a Chapada dos Veadeiros terem consciência ambiental praticando um turismo de baixo impacto (Ecoturismo), infelizmente ainda existem visitantes que agridem o meio ambiente, deixando além de pegadas, lixo e poluição.

Desta forma caso você pretenda passear e descansar na Chapada dos Veadeiros durante o feriado da Semana Santa, colabore ativamente com a Proteção Ambiental, seja um protetor e fiscal de natureza denunciando as agressões ao meio ambiente.

Maiores Informações:
CAT – Centro de Atendimento ao Turismo – 62-3446-1159
PNCV – Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros – 62- 3455-1116

Mirante da Janela - Vista para os Saltos de 80 e 120 metros

(Foto - Alternativas Ecoturismo - http://www.alternativas.tur.br)


Você Sabia...

Que menos de 1% da água doce do planeta está disponível para o consumo?
Que no Brasil, a agricultura consome 70% da água, as indústrias, 20%, e as residências 10%?
Que cada minuto de banho gasta de 3 a 6 litros de água?
Que você economiza 70 litros de água se fechar a torneira enquanto ensaboa a louça?
Que 40 milhões de brasileiro não têm acesso à água?
Que o uso de água mais que triplicou entre 1950 e 1980?
Que o índice de desperdício de água no Brasil chega a 40% entre a produção e os domicílios?
Que
70% das internações hospitalares do Brasil são causadas por doenças relacionadas à água?

(Fonte: http://www.wwf.org.br)

Nenhum comentário: