terça-feira, 13 de março de 2012

Canionismo na Chapada dos Veadeiros

A Chapada dos Veadeiros é um importante divisor e berço de águas. 

É drenada por afluentes dos Rios Maranhão e Paranã, formadores do Rio Tocantins que, por sua vez, busca ao norte, a Bacia do Rio Amazonas.
Este enorme platô com altitude média de 1.200m, está situado no ponto mais alto do Planalto Central do Brasil.
Suas nascentes são os principais formadores da bacia do Rio Tocantins, um dos últimos mananciais de águas não poluídas do planeta. Saindo da Chapada, os rios passam por cânions, cachoeiras e piscinas de rara beleza ao descer pelas serras do Paranã, a leste, e de Santana a noroeste, ambas formando paredões de até 700 metros de altura. 
Com essa geografia privilegiada, a Chapada se tornou a região mais procurada pelos praticantes de canionismo no Brasil.  


O que é Canionismo?


O canionismo consiste no percurso do leito de um rio, seguindo-se, sempre que possível, o percurso traçado pelo curso d'água. O uso de técnicas e equipamentos adequados é importante para que o praticante possa driblar todos os seus obstáculos como cachoeiras, corredeiras e poços. Entre os conhecimentos necessários para a prática da atividade estão natação, salto, rapel e tirolesa.

A atividade teve início em 1888, quando o francês Édouard Alfred Martel, pai da espeleologia, realizou a travessia da Gruta de Bramabiau, na região do Gard, na França. Ele mesmo levaria, mais tarde, 20 anos para explorar um trecho do Cânion de Olabidi, no sul da França. O esporte ganhou vários nomes. Na Espanha, barranquismo; na França, canionisme ou gargantisme; na Itália, torrentismo; no Brasil: Canionismo. A expressão inglesa - canyoning, a mais popular, vem perdendo força para nomes regionais. No Brasil, há relatos de excursionistas gaúchos que, desde a década de 50, realizavam a travessia de cânions como o do Itaimbézinho, na Serra Geral, divisa com Santa Catarina.
A atuação de um grupo paulista de exploradores de cavernas foi fundamental nessa fase inicial de introdução da nova modalidade. Em 1996, foi realizado o rapel na cachoeira da Fumaça, com seus 340 metros de desnível, na Chapada Diamantina. Em 1997, a travessia do Cânion Raizama, (Rio São Miguel), na Chapada dos Veadeiros, com a Expedição Anfíbia, marca um novo rumo do canionismo no Brasil, a descida de um cânion com técnicas próprias do canionismo.
Em 2000, foi realizado o primeiro encontro Brasileiro de Canionismo, na Chapada dos Veadeiros, reunindo praticantes de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia e Brasília. Na ocasião, foi fundada a Associação Brasileira de Canionismo (ABCanion), que atualmente organiza encontros anuais nos locais consagrados ou com potencial para a prática da atividade no País.

 
Ion David
Travessia Ecoturismo
http://www.travessia.tur.br/ 


Fonte: Ecomotion