sábado, 9 de abril de 2011

Centro de Estudos da UnB na Chapada será pioneiro na exploração do Cerrado

VOCÊ SABIA?

Dados recentemente divulgados pelo Ministério do Meio Ambiente alertam que os 50% da cobertura original do Cerrado que ainda restam podem desaparecer nas próximas cinco décadas, caso o ritmo de devastação não seja freado. Segundo o levantamento, o bioma perde 1% de sua vegetação por ano.

O Cerrado é a savana com a maior biodiversidade do planeta. Segundo maior bioma brasileiro – envolvendo oito estados do país – suas riquezas vão da exuberância de flora e fauna únicas às manifestações culturais de comunidades ali estabelecidas. Mesmo com tantos motivos, a região não conta com um centro de pesquisa específico. Ou melhor, não contava. Com a missão de promover a exploração científica e o desenvolvimento da região, a Universidade de Brasília será pioneira com a inauguração do primeiro Centro de Estudos Avançados do Cerrado, em março.

A unidade de ensino, pesquisa e extensão está em construção no município de Alto Paraíso (GO), coração da Chapada dos Veadeiros. A equipe da UnB Agência percorreu os 230 km que separam o lugar e Brasília para acompanhar a iniciativa inédita. Em um terreno de 47 mil m², tomado por um cerrado recém recuperado das queimadas que castigaram a Chapada nos últimos meses, as paredes de solo-cimento (técnica de construção com baixo impacto ambiental) sustentam as toras de eucalipto reflorestado que formam as estruturas dos telhados.

Nos 1.508 m² de área construída funcionarão salas de professores, salas de aula, laboratórios de Biologia e informática, hospital veterinário, auditório, ateliê de artes, biblioteca, alojamento, área de camping, cozinha experimental e até um banheiro seco (que não usa água no trato dos dejetos). “É uma proposta que já nasce diferente não só pela ideia de sustentabilidade, mas principalmente por descentralizar a universidade e aproximar a academia da sociedade”, afirma a geóloga Nina Laranjeira, coordenadora do centro.

A vocação da unidade, localizada em uma das áreas mais representativas e preservadas de Cerrado, é a exploração científica do bioma. “Não nos limitaremos aos estudos de fauna e flora ligados à conservação”, conta Laranjeira. “As questões sociais, culturais e econômicas dos municípios e comunidades que vivem na região, como os quilombolas, também serão parte das atividades”, completa. Ao todo, 30 estudantes e 20 professores de nove unidades acadêmicas da UnB estão envolvidos no projeto.

LABORATÓRIO – A ideia inicial é oferecer disciplinas semi-presenciais no Centro de Estudos. “Teremos todo o apoio para pesquisadores e estudantes que queiram explorar o imenso laboratório verde que é o Cerrado, inclusive com um Centro de Documentação voltado para o tema”, adianta Nina. A extensão é o principal foco das atividades. “Vamos estreitar as relações com a comunidade, principalmente com as escolas de ensino básico”, completa a professora, explicando que o centro contará com autonomia em relação às unidades acadêmicas da UnB.

O professor do Instituto de Biologia, Roberto Cavalcanti, destaca o papel da UnB nas transferência de conhecimento aos habitantes do Cerrado. “Por se tratar de um bioma extremamente estratégico e vulnerável é preciso estímulo e qualificação profissional para explorá-lo de forma sustentável. E, mais do que a nossa missão, essa é a nossa obrigação”, diz o especialista. As atividades iniciais, como o mapeamento de espécies da fauna e flora e o levantamento sócio-econômico, devem abranger os município de Alto Paraíso, Colinas do Sul, Teresina de Goiás e Cavalcante.

ESPERANÇA – O Centro de Estudos Avançados do Cerrado é sinônimo de esperança para a população da Chapada. A coordenadora pedagógica de uma das duas escolas estaduais de Alto Paraíso, Maria das Dores Nunes, conta que a chegada da universidade – que já possui com um pólo de ensino a distância no município – pode e deve mudar a realidade do lugar. “Hoje convivemos com a estrutura precária de ensino”, diz. “Tudo o que vem a acrescentar é bem vindo e a credibilidade da UnB, que já vem fazendo parcerias conosco, renova a esperança por mudanças”.

O prefeito do município, Alan Gonçalves, afirma que a unidade é a realização de um sonho para os cerca de 8 mil habitantes da cidade. “A UnB representa o reforço da identidade local, voltada para a preservação e a exploração sustentável do meio ambiente e a qualidade de vida”, conta ele, que é mestre pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da UnB, uma das unidades envolvidas no projeto.

IDEALIZADOR – A ideia do Centro de Estudos não veio da UnB. Surgiu dos anseios da comunidade de Alto Paraíso, representada pelo vereador do Partido Verde Eduardo Estellita, o Dáda. Morador do município há 30 anos, ele apresentou o projeto nas conferências Regional e Nacional do Meio Ambiente, em 2007. “Com a proposta aprovada, começou a luta para conseguir o terreno e a verba para a execução da obra”, lembra. O dinheiro veio de uma emenda de R$ 1,4 milhão feita pelo deputado federal Fernando Gabeira (PV) e o terreno foi uma doação da Prefeitura do município.

Apesar do avanço das obras, iniciadas em novembro de 2009, Dáda lamenta o atraso no cronograma para encerrar a construção. “Deveríamos ter concluído a obra em 240 dias, mas infelizmente a burocracia ainda é um grande obstáculo para o desenvolvimento, mesmo de projetos tão importantes como este”. No entanto, o morador destaca que nada tira o mérito do esforço que tornou possível a concretização do projeto. “A UnB foi parceira desde o início e o centro já é uma realidade que em breve vai transformar a vida dos que, de alguma forma, estão ligados ao Cerrado”.


RAIO X – CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS DO CERRADO DA UNB

Terreno: 47 mil m²

Área construída: 1.508 m²

O que terá: secretaria, salas de professores, salas de aula, laboratório de Biologia, laboratório de informática, hospital veterinário, auditório, ateliê de artes, banheiro seco, biblioteca, alojamento, área de camping e cozinha experimental.

Número de professores envolvidos: 20

Número de alunos envolvidos: 30

Conclusão das obras: março de 2011

Áreas de atuação: pesquisa científica, ensino e extensão nas áreas ambiental, econômica, social e cultural.

Unidades envolvidas: Campus de Planaltina, faculdades de Direito, Educação Física, Agronomia e Veterinária, Instituto de Artes, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Instituto de Biologia e Centro de Excelência em Turismo.

Valor da obra: R$ 1,4 milhões.

Textos/ Foto: UnB Agência.