quarta-feira, 2 de abril de 2008

Terapias holísticas:Integrando corpo, mente e espírito

Espaço Metraton - Pousada Alfa & Omega


Situada numa região que vem sendo reconhecida internacionalmente como um centro natural de cura e busca do auto-conhecimento, a Associação dos Terapeutas de Alto Paraíso foi criada em fevereiro de 2006 com o objetivo de congregar seus profissionais em torno de postulados éticos e qualitativos. Assim, os moradores e visitantes da Chapada dos Veadeiros podem contar com o respaldo de uma avaliação técnica das práticas exercidas pelos profissionais que integram a Associação de Terapeutas de Alto Paraíso.

As terapias holísticas compõe um conjunto de práticas e técnicas diversificadas que buscam proporcionar bem estar, equilíbrio e auto-conhecimento.

Popularmente chamadas de terapias alternativas, elas integram corpo, mente e espírito, numa abordagem que harmoniza a totalidade do ser.



(Foto: Izamara Meyer)


Breve histórico

Existindo há milhares de anos, as terapias holísticas chegaram até os nossos dias como uma herança dos sacerdotes, pajés, xamãs e curadores das sociedades primordiais. Resgatadas do ostracismo preconceituoso da civilização ocidental materialista, elas se revestem hoje de uma nova roupagem, incorporando elementos da modernidade e despontando como práticas sintonizadas com a civilização do terceiro milênio.

O paradigma holístico reconhece as práticas e vivências em nosso dia a dia como partes de um todo maior relacionado ao Universo. Considerado um posicionamento de vanguarda em nossos tempos, o paradigma holístico aplicado à cura era predominante nas sociedades primordiais, tendo sido abandonado na Idade Média, quando surgiram as escolas de medicina freqüentadas por aqueles que possuíam recursos materiais para pagá-las.

Em conseqüência de uma reserva de mercado assim constituída, todos aqueles que possuíam o dom natural da cura e do trato com os medicamentos disponíveis na própria natureza passaram a ser discriminados e penalizados. Eles eram concorrentes para os egressos das escolas de medicinas, que começaram a dividir o trato com a doença em compartimentos estanques a partir de especializações e remédios específicos fabricados em laboratórios. Criou-se a partir daí o preconceito de que os curadores naturais ou holísticos eram bruxos e charlatões.

Felizmente, o preconceito está dando lugar à consciência de que não se trata mais de trabalhar apenas a sintomatologia das doenças por meio de métodos individualizados, mas sim de priorizar a saúde com o equilíbrio integral do ser.

Procure um Terapeuta Holístico Credenciado !

Texto: Anjee - Maria Cristina Pinheiro Machado (Membro da Associação de Terapeutas de Alto Paraíso de Goiás)

Nenhum comentário: