O Chamado Pé na Terra
*Conselho de Visões Biorregional
*Para a Construção de Sociedades Ecológicas
*Primeiro Encontro Brasileiro do Conselho de Assentamentos Sustentáveis das Américas - CASA
*Primeira Convergência da Permacultura Popular Brasileira
Chapada dos Veadeiros – Alto Paraíso de Goiás
Brasil 26 a 30 de Junho de 2013
Como cidadãs e cidadãos deste planeta, temos a capacidade e a responsabilidade para criar e apoiar as emergentes alternativas para a criação de uma cultura ecológica e culturalmente sustentável e harmônica.
Os crescentes e diversos movimentos globais de Assentamentos Humanos Sustentáveis e Intencionais, representados por Redes Globais como as Ecovilas, Movimento Agroecológico, Biorregionalista e de Transição, Economia Solidária, Permacultura entre outros, fortalecem e ampliam as soluções para os problemas locais e globais, através dos diversos encontros que estão a ser realizados em distintas partes do Planeta.
No Chamado Pé na Terra reuniremos em um mesmo espaço-tempo, distintos indivíduos, organizações socioambientais, representantes de ecoaldeia, povos tradicionais, caravanas, redes e iniciativas que oferecem exemplos práticos para o fortalecimento de uma cultura sustentável, favorecendo o fortalecimento e a troca de saberes e tecnologias desenvolvidas como respostas efetivas na implementação de soluções que fortalecem a construção de formas de viver e conviver socialmente justa, culturalmente colaborativa e ambientalmente sustentável.
O Chamado Pé na Terra originou-se dos Encontros Biorregionais da América do Norte e nos Conselhos de Visões realizados no México, que acontecem desde os anos 90. No Brasil, o movimento foi integrado a partir do 2º Conselho de Visões das Américas, o Chamado do Condor, realizado no Peru, quando uma grande delegação de Brasileiros estiveram presentes e articularam a realização do próximo encontro Internacional no Brasil.
O primeiro Conselho de Visões das Américas que o Brasil albergou, o Chamado do Beija Flor, foi realizado em setembro de 2005. Este evento contou com cerca de 2000 representantes de 33 países e foi o maior encontro Socioambiental que a Biorregião da Chapada dos Veadeiros já recebeu.
O local escolhido para o encontro é a Chapada dos Veadeiros, região do cerrado de altitude no Nordeste Goiano. A terra que abrigará o Chamado é vizinha ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros - Patrimônio Natural Mundial.
IBC