terça-feira, 27 de maio de 2008

Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros
recebe cadastros de artistas para a 8ª edição

(Foto extraída do Site:http://www.encontrodeculturas.com.br)

Grupos de cultura tradicional popular que quiserem participar da oitava edição do Encontro de Culturas podem se inscrever na página da Casa de Cultura. Inscrições vão até o final de maio, e o resultado sai ainda na primeira quinzena de junho de 2008.

A Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge recebe, até o final de maio de 2008, as inscrições de grupos e artistas tradicionais de cultura popular, nas áreas de música, cinema, teatro, artesanato e fotografia, entre outros tipos de manifestações culturais, no Cadastro de Artistas. A Casa de Cultura selecionará alguns dos participantes do VIII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros por meio deste cadastro. O Encontro será realizado de 18 de julho a 02 de agosto de 2008, e como nos outros anos, reunirá grupos e artistas populares e tradicionais do Brasil em duas semanas de celebração e festa, com apresentações, oficinas, rodas de prosa, debates, mostras de cinema e vivências.

(Foto extraída do Site:http://www.encontrodeculturas.com.br)
Repetindo o sucesso da última edição, o VIII Encontro também trará a Aldeia Multiétnica, uma oportunidade para os visitantes de conhecerem os hábitos, comidas, esportes e celebrações de várias etnias indígenas.

(Foto extraída do Site:http://www.encontrodeculturas.com.br)
O Cadastro de Artistas pode ser feito pelo site da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge no endereço www.cavaleirodejorge.com.br. O resultado da seleção sai no na primeira quinzena de junho.

Maiores Informações sobre o evento: http://www.encontrodeculturas.com.br
(Fonte: Boletim informativo da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge)

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Curso de Cristais

(Foto: Ion David)

Os cristais, desde as culturas antigas do mundo, eram usados para curar e equilibrar o ser humano. São instrumentos de Luz para o equilíbrio e a harmonização de todos os seres viventes. A energia que sai dos cristais, é uma composição dos elementos da natureza e dos raios vibracionais. Transmitem uma espécie de raio que é absorvido pelo corpo físico. Esses raios absorvidos pelo corpo, desbloqueiam e alinham os chakras, que são os sete centros de energia que todos nós possuímos.

Embora o trabalho com cristais seja exercido essencialmente no campo intuitivo, se faz necessário um certo conhecimento teórico sobre o seu manejo e propriedade específica, até porque o potencial energético é muito grande e deve ser utilizado com responsabilidade e eficácia. De posse desse conhecimento, certamente a utilidade dos cristais em sua vida, será ampla. Você vai descobrir através de suas experiências, novas utilizações, e perceber o quanto é vasto o potencial de utilização das pedras.


Os cristais são poderosas ferramentas que trazem o equilíbrio natural, promovendo uma harmonização que age de forma integrada em todo o corpo físico, emocional, mental e espiritual, e interage na comunicação com o Divino. Eles representam o poder da natureza superior.

TÓPICOS DO CURSO:


Origens dos Cristais;Pedras, cristais e suas aplicações;Formas de Uso;Cuidados com as pedras e cristais;Métodos de Limpeza;Métodos de Energização;Métodos de Programação;Usos diversos para cristais;Serão abordados temas como: cristais para uso pessoal, banhos, energizações de ambientes, plantas e animais; Cristais para desenvolvimento, proteção, meditações, orações; Cristal pessoal, Cristais e seus poderes de cura
No encerramento, caminhada na trilha dos cristais até a cachoeira dos Cristais


Data: Dias 29,30 e 31 de Maio de 2008
Horário: das 19 às 20 horas (dias 29 e 30)
das 9:30 às 12:00 hs ( dia 31)
Investimento: R$ 170,00 reais
Local: Espaço da KUNDALINI YOGA (Esquina Rua das Araras com Rua do Cristais)
Maiores Informações: bentocristal@gmail.com


(Texto: Bento Marques)

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Reiki



Reiki níveis I e II – Integrado

Reiki é um sistema natural de harmonização energética pela transmissão de energia através das mãos. É uma técnica sistematizada que restaura a saúde física, mental, emocional e espiritual, equilibra os centros de energia, eliminando as emoções negativas, as tensões e o stress.
Reiki é uma terapia holística, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde. Reiki não é religião ou seita.
Reiki é aberto a todos, para que todo o mundo possa ajudar a si mesmo e ao próximo conforme a necessidade. Com Reiki você terá um instrumento da auto-ajuda literalmente nas próprias mãos.

Facilitadora: Ariane Maria Roehe
Data: 24 e 25 de maio de 2008
Horário: 09:00 ás 18:00 Horas
Local: Centro de Terapias Renascer na Luz - Rua Joaquim Costa,234 - Alto Paraíso - GO
Investimento: R$ 125,00
Informações e Inscrições: (62) 3446-1427 (com Janete)
renascernaluz@renascernaluz.com.br
(62) 9667-2033 ariane1320@gmail.com

Apoio Associação dos Terapeutas de Alto Paraíso.

terça-feira, 13 de maio de 2008

15º Campeonato de Pólo Aquático - de 22 a 25 de maio de 2008

O 15º CAMPEONATO BRASILEIRO DE PÓLO AQUÁTICO EM ÁGUAS CORRENTES será realizado entre os dias 22 e 25 de maio de 2008, no complexo turístico da fazenda Portal da Chapada (http://www.portaldachapada.com.br/), a aproximadamente 8 km de Alto Paraíso – GO, e a 230 km de Brasília DF, na cachoeira da Fazenda São Bento (http://www.pousadasaobento.com.br/).



Este é um evento único em toda sua totalidade. Não existe em nenhum outro lugar do mundo um campeonato de pólo aquático realizado no poço de uma cachoeira!


Em 1994, Manoel Natureza teve a idéia de organizar um campeonato no poço da cachoeira da fazenda São Bento em Alto Paraíso – GO região da Chapada dos Veadeiros. Tudo começou de uma maneira bem simples, reunir atletas, amantes do pólo aquático, curiosos em uma competição de pólo aquático em uma cachoeira. Com o passar dos anos o evento ganhou força e em sua última edição reuniu mais de 200 atletas vindos de vários estados brasileiros.

Estamos esperando para o campeonato de maio de 2008 cerca de 20 equipes, vindas de vários estados do Brasil, destas, 5 femininas e 15 masculinas, cada equipe com 15 atletas mais de 300 atletas no total. Muitos dos atletas virão acompanhados de seus familiares e amigos, elevando ainda mais o número de pessoas no evento.

Esse campeonato surgiu para proporcionar a todos os atletas e público presente a mais perfeita união entre desporto e natureza em toda sua essência! Levamos para essa competição importantes valores de preservação e de conscientização ecológica. Em nossa última competição utilizamos travez/gols feitos em bambu onde todas as medalhas foram feita em barro e os troféus foram arvores bonsais.

Vale lembrar que este ano o campeonato ocorrerá durante o feriado de Corpus Christi entre os dias 22 e 25 de maio de 2008, onde costumeiramente a região da Chapada dos Veadeiros recebe inúmeros visitantes.

Para Maiores Informações:
Manoel Natureza – manoelnatureza@gmail.com ou (61) 9258-4882
Leonardo Mustafa –
leo_mmustafa@hotmail.com ou (61) 9921-9913
http://cid-0009eabe13e479a1.events.live.com/
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=36478826

(Fotos Extraídas: www.polonachapada.blogspot.com)

Roupas e Artes de Jorge - FEIRA MIX II

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Dia das Mães Ecológico

(Foto: Sebastião Pereira dos Santos)


As escolas municipais de Alto Paraíso fizeram em comemoração ao Dia das Mães, a distribuição de 1500 sacolas retornáveis às mães dos alunos da Rede.

As sacolas, feitas de TNT (Tecido Não Tecido), tem menor impacto ambiental já que podem ser utilizadas inúmeras vezes, ao contrário das sacolas plásticas, que são praticamente descartáveis e levam em média 200 anos para se decompor.

A ação foi estimulada pelo Ministério Público e a produção das novas bolsas é uma parceria da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, a OCA BRASIL e o PARAÍSO DOS PÂNDAVAS.

"A Secretaria está cumprindo seu papel de conscientização ambiental e junto com nossos parceiros estamos dando o primeiro passo para que Alto Paraíso se torne uma referência em consciência ambiental", destacou a Secretária de Educação, Lucimar Ferreira Morais.

FAÇA SUA PARTE!!!

Utilize sacola retornável e ajude a preservar o Meio Ambiente!!!

segunda-feira, 5 de maio de 2008

FESTA DO DIVINO EM ALTO PARAÍSO

(Foto Extraída do Site: http://revistaraiz.uol.com.br)


Caçada da Rainha



A festa do Divino foi instituída em Portugal nos primeiros anos do século XIV pela rainha Isabel, mulher de D. Diniz, quando construiu a igreja do Divino Espírito Santo em Alenquer, naquele País. No Brasil, popularizou-se no século XVI e é celebrada ainda hoje em vários estados do Brasil e particularmente em Goiás.


Em Alto Paraíso o ponto alto da festa é a Caçada da Rainha. Conta a tradição que tendo que viajar para Portugal Dom Pedro II deixou em seu lugar a Princesa Isabel no comando do Brasil. Na ausência do pai a princesa tomou coragem e assinou a Lei Áurea. Quando estava próximo o retorno de Dom Pedro II, esta temendo a represália do seu pai, reuniu sua comitiva e se escondeu no mato. Dom Pedro soube da notícia e aprovou a atitude da filha. Logo que soube que a filha havia se escondido no mato juntou sua comitiva e foi procurá-la. A noticia do desaparecimento da princesa correu toda a província e ao saberem os escravos resolveram preparar uma festa de agradecimento para recepcionar a princesa, surgindo assim o Batuque da Rainha.


Em Alto Paraíso esta tradição vai se repetir no próximo domingo (11/05/2008).


Além da Caçada da Rainha temos também a tradicional Folia de Rua onde centenas de pessoas percorrem as ruas da cidade numa verdadeira procissão em louvor ao Divino Espírito Santo. A Folia da Roça, que curiosamente acontece na cidade, é outro diferencial da parte folclórica da festa. Um grupo de foliões visita as famílias cantando seus benditos e estas como forma de gratidão oferecem gratuitamente o chamado “pouso” onde gratuitamente são servidas centenas de refeições. No domingo, ao final da tarde acontece o grande desfile de cavaleiros pela avenida principal da cidade, em direção à igreja matriz, onde acontece a cantoria de encerramento da festa.


A responsabilidade pela organização é da Igreja Católica e dos grupos folclóricos e culturais da cidade de Alto Paraíso de Goiás.

(Texto: Padre João B. Assunção - Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças - Alto Paraíso de Goiás – GO)